100 dias da nova gestão

Estamos completando 100 dias de nova gestão à frente da Geap Saúde.
Nestes três meses, nossa busca pela qualidade no serviço de saúde foi implacável e necessária.

Arrumamos a casa, montamos equipe técnica com especialistas antigos assumindo posição de diretoria, trouxemos nomes reconhecidos pelo mercado. Retomamos o diálogo com setores importantes – associações representativas de classes, stakeholders do setor.  Estreitamos os laços com prestadores de serviço e, sobretudo, com os nossos beneficiários. Trabalho fundamental para alcançarmos o nosso desafio de tornar a Geap a melhor autogestão do país, tudo por meio de uma gestão transparente, ética e inovadora.

Em pouco tempo, com muito planejamento, estratégias de gestão definidas e foco no fortalecimento da governança corporativa, já podemos vislumbrar resultados. Os números comprovam. Quase 15 mil novas vidas aderiram à GEAP, 13 novos convênios firmados com órgãos patrocinadores, mais de 1 milhão de solicitações por terapias, consultas e exames dos nossos 281 mil beneficiários. Alcançamos a menor taxa de cancelamento dos últimos oito anos, registrando adesão três vezes maior do que a registrada no mesmo período de 2022. Os pagamentos já estão em dia. Realizamos auditorias nas áreas de gestão financeira e de contratos para melhorar a rede de prestadores, a regulação médica, a revisão de contas e área comercial e de fidelização. Avançamos na equidade entre homens e mulheres. 

Nesse novo momento buscamos nos reafirmar no legado dos 77 anos de expertise em assistência em saúde voltada para o servidor público para recuperar o prestígio perdido (por uma má gestão que levou a instituição a um cenário de queda no número de beneficiários, piora de indicadores de qualidade e alta inadimplência – PARA SUA AVALIAÇÃO SE MANTEMOS ISSO OU NÃO). Iniciamos em uma jornada com foco no crescimento, sem abrir mão de termos como perfil a pluralidade, acolhendo servidores de todas as rendas e faixas etárias.

E neste mês tão especial, compromissados com a transparência e com a responsabilidade corporativa, compartilhamos o trabalho que realizamos nestes 100 dias de gestão e alguns dos nossos próximos passos na gestão.

Nossas ações

Lançamento do Carência Zero

Março

Política Pra Elas

Março

Marcha dos Prefeitos

Março

Record de Adesões

Abril

Novos órgãos conveniados

Abril

Imersão das Gerências Estaduais

Abril

Novos Credenciamos

Maio

Aproximação com beneficiários

Maio

Reforço atendimento online e presencial

Abril/Maio

Carência Zero Turbinada

Maio

Nossas Conquistas

Campanha Carência Zero

Foram realizadas campanhas de isenção de carência para os planos da Geap Saúde no período de fevereiro a maio. O benefício da adesão sem carência foi oferecido não só aos servidores como também aos seus familiares. A estratégia contribuiu para a ampliação da carteira de beneficiários em 14.592 (quatorze mil quinhentos e noventa e dois) ingressos durante os 100 dias de gestão.

Foram realizadas campanhas de isenção de carência para os planos da Geap Saúde no período de fevereiro a maio. O benefício da adesão sem carência foi oferecido não só aos servidores como também aos seus familiares. A estratégia contribuiu para a ampliação da carteira de beneficiários em 14.592 (quatorze mil quinhentos e noventa e dois) ingressos durante os 100 dias de gestão.

Programa Pra Elas – Saúde, equidade e inclusão

A Geap lançou, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o programa Pra Elas – Saúde, equidade e inclusão. Na ação foi apresentada uma política de valorização da mulher nos âmbitos corporativo, assistencial e social. Em evento de lançamento, realizado em Brasília, foram anunciadas as iniciativas propostas que contemplaram beneficiárias, cidadãos e colaboradoras da Geap da seguinte forma:

Beneficiárias: Entre as principais novidades contempladas estão o oferecimento do Implante Contraceptivo Subdérmico (Implanom); a aplicação da vacina Nonavalente contra o HPV para portadoras do vírus; além de dar acesso para todas ao exame de detecção do HPV, vírus causador de câncer do colo do útero. Todos esses benefícios com a garantia de isenção de coparticipação. Aproximadamente 173 mil mulheres são beneficiárias dos planos de saúde Geap, o equivalente a 62% do público.

Colaboradoras: Estabilidade, com a garantia de emprego por 12 meses, a partir do início da licença-maternidade; implementação da igualdade de gênero para os cargos de gestão. Atualmente, quase 70% dos funcionários da Geap são mulheres. O objetivo é promover um ambiente de valorização que traga para elas o real sentimento de pertencimento a uma marca que respeita a equidade.

Cidadã: ofertamos a isenção total de carência para todas as mulheres que aderirem a um dos planos ofertados pela Operadora durante o mês da mulher. Ou seja, cobertura total imediata a partir da formalização do plano, em março. 

Marcha dos Prefeitos - novos planos para servidores municipais

Pela primeira vez, levamos a Geap Saúde para a Marcha dos Prefeitos, um marco nesse momento das grandes transformações na Fundação. Apresentamos e fortalecemos a marca como o “PLANO DO SERVIDOR PÚBLICO”. A Geap apresentou uma nova solução em cuidado e atenção, oferecendo novos planos para levar saúde a todos servidores municipais do Brasil. Durante o evento, mais de 1.240 (mil duzentos e quarenta) prefeituras, representadas por seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, passaram pelo stand da GEAP, recebendo acolhimento e tirando dúvidas sobre a fundação e seus planos. 

O megaevento, que ocorreu entre os dias 27 a 30 de março, reuniu as prefeituras de todo o Brasil na Capital Federal para defender os interesses das cidades. A Marcha é considerada o maior evento político da América Latina em número de autoridades. O saldo da parceria inédita da Geap e a Marcha foi positivo, dos mais de 1,2 mil lideranças comunitárias que visitaram o estande, 581 prefeitos e vice-prefeitos demonstraram interesse em ofertar o plano de saúde para os seus municípios ao assinar, na ocasião, o termo de intenção de parceria. Além deles, 212 vereadores, 111 assessores e 341 pessoas de outros cargos registraram presença no espaço da Geap no evento.

Records de adesões e quedas de cancelamentos

Nos últimos 100 dias, foram quase 15 mil adesões, número três vezes mais do que o mesmo período no ano passado.

No mês de março, batemos recorde de adesões dos últimos 8 anos: 6,4 mil novas vidas.

Tivemos o menor número de cancelamentos dos últimos 8 anos: cerca de 2 mil.

Novos Órgãos conveniados

Além do nosso convênio único com Ministério da Gestão e Inovação, a nossa lista de órgãos patrocinadores conveniados passou de XX para tanto XX nestes três meses – Ou seja, foram 14 novos convênios – a nível nacional e municipal, incluindo tribunais, Ministérios Públicos e outros. São eles:

 

Ministério Público de Contas do Estado de Roraima – MPC-RR;

Ministério Público de Roraima – MP-RR;

Defensoria Pública do Estado de Roraima – DPE-RR;

Tribunal de Contas do Estado de Roraima – TCE-RR;

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – TRE-RR;

Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará – TRE-CE;

Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU*

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ;

Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC;

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG;

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO;

Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD;

Hospital das Forças Armadas – HFA;

Comissão de Valores Monetários - CVM.

*O potencial de adesões dos órgãos somados ultrapassa 26 mil servidores. Somando o potencial de adesões dos servidores desses órgãos, chega-se ao número de 6.866 (seis mil oitocentos e sessenta e seis) servidores titulares.

Imersão das Gerências Estaduais – Participação da ANS (DF)

Em abril, reunimos gestores e coordenadores estaduais, em Brasília (DF), para apresentação das diretrizes e do plano estratégico gestão. O evento contou com a participação do Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, que permitiu alinhar as demandas da Geap com as diretrizes da entidade. Rebello falou dos desafios da saúde suplementar no Brasil e respondeu perguntas dos presentes.  O encontro, que reuniu representantes de todas as Unidades Administrativas (UAs), permitiu convergência e aprendizado.

Prestadores/ Rede Credenciada

Foram credenciados 45 novos prestadores para agregar à rede assistencial dos produtos da Geap, em âmbito nacional. Entre os novos hospitais que agora fazem parte da rede estão: Hospital Madre Teresa (em Minas Gerais), que agora atende especialidades nas áreas de cardiologia, angiologia, endocrinologia, gastroenterologia, urologia e outras; O Hospital HOME, em Brasília, voltado para cirurgias gerais e ortopedia, o Hospital de Transição DF Care, também em Brasília. No Maranhão, tivemos o do Hospital Natos Lumine, atenção de alta complexidade e obstetrícia. Em Santa Catariana, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Borrnhausen, em Itajaí.

 

Retomamos ainda o diálogo com COOPANEST-SE (Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe) que permitiu o retorno dos atendimentos na especialidade de Anestesiologia, – uma vez que estavam suspensos, desde novembro de 2022, por divergências contratuais.  

Ações de Diálogo e aproximação com beneficiários

- Pense Diferente

A Geap realizou, no dia 25 de abril, a primeira edição do projeto “Pense diferente” - que busca fortalecer o diálogo com os servidores de seus órgãos conveniados, por meio de ações de inovação e diversão. O evento abriu a série de ações que devem ocorrer nos diferentes estados e aconteceu em Salvador, para os servidores do TJ-Bahia. Diversas ações foram realizadas proporcionando um momento lúdico, e atraindo o interesse por informações sobre a Geap.  

 

- Conversa Atípica

Com o objetivo de promover uma troca positiva entre as famílias no enfrentamento do autismo, a Geap promoveu uma roda de conversas entre psicólogas e mais de 30 familiares e cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os convidados – beneficiários da Autogestão – compartilharam durante o bate-papo experiências, dificuldades e soluções relacionadas com a criação de uma pessoa com TEA. Ao levantar as principais necessidades desse público, a ideia é elaborar projetos que permitam acolher e apoiar esse público.  

Melhorias no Atendimento Digital e Online

A Geap realizou treinamento com as Unidades Administrativas para aprimorar a metodologia de fechamento das ordens de serviços, buscando mais rapidez nos atendimentos. Criamos célula de captação e adesão online, trabalhamos na manutenção do Sistema de Gestão de Qualidade para os canais digitais – em atenção as diretrizes estabelecidas na ISO – 9001/2015 –, intensificamos a atualização de dados cadastrais dos beneficiários, por meio da Central de Atendimento. A Criação do link “Atualização Cadastral”, foi outra novidade implementada pela gestão que permitirá ao prestador nos informar das alterações na sua base de dados como: mudanças de endereço para correspondência, número telefônico, especialidades e outros; 

Implementamos a automação do WhatsApp comercial da Geap, gerando uma comunicação mais dinâmica e assertiva entre os beneficiários e a Autogestão e, assim, facilitar o processo de adesão dos servidores e seu grupo familiar. 

Atendimento Presencial 

A nova gestão trabalha para reformular o modelo de acesso a esse tipo de atendimento, nesses 100 dias atuamos na busca de alternativas que agilizem os processos, com formatos que vão além de agendamento com data e hora marcadas. A ideia é que o beneficiário possa optar pelo modelo que melhor atenda às suas expectativas. Para isso, reorganizamos os processos do atendimento presencial, garantindo a implantação de normas de qualidade do sistema de gestão de qualidade da NBR ISO 9001:2015. Foram criados painéis com tecnologia Power BI, que garantam segurança e organização nos registros e informações do atendimento presencial, visando subsidiar as decisões estratégicas e táticas e o acompanhamento de demandas. Detalhamos formas para aprimorar o processo de monitoramento do relacionamento com os beneficiários, com sistemas de checagem de falhas operacionais, correção de condução de atendimento e ações de feedback’s. Sempre pensando em apoio as Unidades Administrativas da Geap, promovemos o reforço de equipe presencial para minimizar o acúmulo de demandas e qualidade do atendimento. 

Nesses três meses, foram mais de 1 milhão de solicitações de atendimento por terapias, consultas e exames dos nossos 281 mil beneficiários

Carência Zero Turbinada – Até 100% de uma mensalidade de volta

Lançamos, no dia 24 de maio, uma megacampanha promocional para adesão a um dos planos da Operadora. Ainda com enfoque na Carência Zero, a versão chamada “Turbinada” ofereceu mais benefícios, como a oferta de cashback de até 100% do valor de uma mensalidade.

O beneficiário, ao fazer a adesão de uma vida, obteve o direito de receber de volta 50% do valor da primeira mensalidade (integral); o beneficiário que realizar a adesão de duas vidas recebe de volta 75% do valor da primeira mensalidade (integral) de todo o grupo familiar, ou seja, das duas vidas; o beneficiário que realizou a adesão de três ou mais vidas ganhou de volta 100% do valor da primeira mensalidade (integral) de todo o grupo familiar. 

Próximos passos

Lançamento do programa Dívida Zero
Redução de prazo médio de pagamento aos prestadores
Investimento na qualificação do atendimento (curto prazo)
Investimento na qualificação do atendimento (médio prazo)
Investimento na qualificação do atendimento (longo prazo)
Melhorias da Rede Credenciada/prospecção previstas
Melhoria do Sistema de Busca da Rede Credenciada
Programa Virtual de Atendimento da Saúde Primária

Voltado para beneficiários que tiveram problemas financeiros, levando-os a não poder mais permanecer no plano. O programa prevê o oferecimento de condições especiais, com descontos de acordo com cada situação, sendo, em alguns casos, com a garantia de retorno ao plano com o benefício da carência zero. 

Recertificação do sistema de gestão de qualidade dos canais digitais; Certificação do sistema de gestão de qualidade do Atendimento presencial; Implantação de avaliação de satisfação informatizada para o atendimento presencial.

Implantação de Chatbots para alguns tipos de serviços prestados aos beneficiários; Criação de mais um canal de Atendimento aos beneficiários por videoconferência; Revisão do nível de autonomia da GEAT (Gerência de Atendimento) estabelecido pelas áreas técnicas, com objetivo de redução da abertura de Ordens de Serviço (O.S.); Proposta de transferência de responsabilidade para a GEAT (Gerência de Atendimento) e reestruturação do relacionamento com os beneficiários pelas redes sociais (atendimento pós-venda).

Implantar o programa bom prestador, com vista ao referenciamento inteligente dos beneficiários; intensificar a promoção dos programas de promoção à saúde e de prevenção de doenças, fomentando o bem-estar e a sustentabilidade do plano; Unificar os sistemas de relacionamento com os beneficiários criando a possibilidade de estratégia omnichannel – utilização de múltiplos canais, on e offline, para ampliar o alcance aos beneficiários.

Atuação in loco na unidade Roraima para prospecção de novos prestadores, visando a melhoria da rede credenciada para atendimento dos beneficiários da Fundação em todo o estado; Alinhamento com Hospital Sírio Libanês – DF para tratativas negociais; Hospital de Transição Total Health – DF: Reunião para tratativas negociais junto ao hospital; Hospital Beneficência Portuguesa – SP:, negociação em andamento para credenciamento da unidade Paulista - hospital de grande porte, localizado em área nobre de São Paulo, conta com centro cirúrgico, centro especializado em oncologia e hematologia e mais de 50 especialidades médicas; Hospital São Roque – BA: Hospital geral no interior da Bahia, no município de Ipiaú; Hospital Agnus Dei – BA: hospital geral no interior da Bahia, no município de Catu; COOPECIR – PB: Cooperativa dos cirurgiões da Paraíba, mitigando os pagamentos na modalidade eventual e de reembolso no estado; Hospital Santa Marta  – DF: alteração do modelo de remuneração de free for service para diárias globais e pacote de pronto-socorro - o novo modelo trará agilidade e ganho operacional na auditoria de contas, redução no volume de processamento de guias e, também, sustentabilidade à Fundação, considerando que o hospital é um dos principais prestadores do DF. 

Ação para otimização da rede e possibilidade de busca – (Falar com Milane para desenvolver mais esse tópico); Utilização da API para criação do Cadastro do Prestador no SISGEAP (falar com Milane para explicar melhor); Evolução da Tabela de Material e Medicamento, atendendo às diversas possibilidades de negociações; Evolução do Formulário de Cancelamento de prestador (criação de regras para agilidade do processo); Novo Módulo de Pacote: criação de modelos de pacotes, com valores pré definidos; Remodelação do Portal do Prestador: maior agilidade e integração com outras ferramentas (contratos, solicitações de reajuste, cancelamentos etc.); Criação de Checklist para auxiliar o colaborador durante o processo de homologação de credenciamento; Evolução dos Registros em Sistema de Material e Medicamento: inclusão de parâmetros que deem maior agilidade no processo negocial, visando qualidade e sustentabilidade; Contratação de ferramenta de assinaturas, agregando maior segurança jurídica aos contratos e termos aditivos celebrados pela fundação; Alteração do prazo de validade dos contratos, passando a ser celebrados por tempo indeterminado, evitando, assim, a demanda recorrente de repactuação. 

Lançamento de programa online com enfoque em oferecer consultas para pacientes da Atenção Primária à Saúde (APS), como portadores de Hipertensão, Diabetes e outros. Por ser a porta de entrada na rede de saúde da GEAP, queremos ofertar acolhimento humanizado e acompanhamento qualificado em todos os ciclos de vida (infância, fase adulta, até a 3ª idade), aderindo o modelo de Telessaúde Virtual que irá contemplar um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção de riscos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, monitoramento de agravos e a educação em saúde. 

O atendimento será oferecido por uma equipe multidisciplinar, como referência no seu cuidado em saúde. A equipe será composta por médico de família, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, educador físico e farmacêutico. 

Neste contexto, é importante esclarecer, que a medicina de família é uma especialidade médica que atende os principais problemas relacionados ao processo saúde-doença, de forma integral, contínua e sobre um enfoque de risco no âmbito individual e familiar. Capacitado para reduzir cerca de 80% dos problemas de saúde, o médico de família tratar as doenças logo em sua fase inicial, evitando que se agravem com o tempo. É esse profissional que nós queremos atendendo os beneficiários da Geap por meio da Telessaúde Virtual.